Cidadania e Desenvolvimento

Divulgação de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

 

Restauração da Independência em Portugal - 01/12/2021

 

 

32ª Convenção sobre os Direitos das Crianças


A 20 de novembro de 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança e, no mesmo dia, a Assembleia adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. 

O documento foi ratificado em 1990, inclusivamente por Portugal.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – direitos civis e políticos e também direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens associa-se ao esforço de amplificação da mensagem que a Convenção dos Direitos da Criança corporiza e propõe a adesão de todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens à Campanha Nacional "ESTENDAL DOS DIREITOS".

A Campanha Nacional "Estendal dos Direitos" pretende envolver organizações e cidadãos, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim:

. aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança;

. alargar a consciência das crianças e jovens acerca dos seus direitos;

. facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

O nosso agrupamento aderiu ao apelo da CPCJ e, algumas turmas, desde o JI ao segundo ciclo, construíram os seus estendais dos direitos: RJ1, JI de Cepões, A4A, 5D, 6B e 6C, demonstrando iniciativa solidária e cívica.







Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10/12/2021

 


O Estendal da Vergonha

No dia 10 de dezembro, os alunos do 12.ºA não quiseram deixar passar em branco o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Com a atividade ”O Estendal da Vergonha” mostraram à comunidade educativa a sua indignação perante a violência doméstica. Integrada na componente do currículo Cidadania e Desenvolvimento, este tipo de atividades visa desenvolver, nos nossos jovens, atitudes proativas e tomadas de decisão informadas.
Um excelente exercício de cidadania!

 


Voluntariado

Este Natal Vamos Ajudar Quem Precisa”


No dia 18 de dezembro, os alunos do 10.ºA participaram ativamente na recolha de bens no Intermarché de Ponte de Lima. Durante todo o dia distribuíram sorrisos e incentivaram a população limiana a ajudar quem precisa. Integrada na componente do currículo Cidadania e Desenvolvimento, esta ação teve como objetivo educar/sensibilizar para a solidariedade e para o voluntariado, promovendo a partilha e contribuindo para o bem de todos os cidadãos da comunidade.





Miúdos a Votos - quais os livros mais fixes?

Pelo quinto ano consecutivo, o agrupamento participou na iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da revista VISÃO Júnior – Miúdos a votos, quais os livros mais fixes? –, que visa organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses, para promover a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.

Miúdos a votos conta, como habitualmente, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata e da Rádio Miúdos.
No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, com o apoio da biblioteca escolar, as turmas de terceiro e quarto anos do Centro Educativo de Arcozelo, todas as turmas de quinto ano, as turmas A e D do sexto ano, todas as turmas do sétimo ano e, ainda, a turma D, do oitavo ano, candidataram as suas preferências. Depois de se conhecerem as listas nacionais, decorreu a campanha eleitoral, entre os dias 7 de fevereiro e 21 de março.
Após o dia de reflexão, no dia 22, a eleição aconteceu no dia 23 de março, com participação massiva e, em especial, cívica.
Esta iniciativa, além de celebrar a leitura, permite, sobretudo, que crianças e jovens aprendam os procedimentos e as normas de uma eleição real, tomando consciência dos seus direitos e deveres pessoais e sociais.






Vídeos elaborados pelos alunos do 1º ciclo

Turma A3A

Turma A4A


Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrega de prémios e menções honrosas

  A cerimónia de entrega de prémios e menções honrosas, teve lugar no 4 de julho de 2022, no auditório do Tribunal de Contas em Lisboa, on...